A Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) realiza, neste sábado, 6 de setembro, dois eventos que devem movimentar a natação no Estado: o 4º Concurso Pré-Mirim a Petiz e o 4º Concurso Infantil a Sênior. As competições acontecem na Piscina Olímpica da Bahia, localizada na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), e reúnem, juntas, 265 atletas de dez clubes baianos, inscritos em provas individuais e de revezamento.
No Pré-Mirim a Petiz, serão 103 atletas, entre 7 e 11 anos, em provas de 50m, 100m e 200m nos quatro estilos (livre, costas, peito e borboleta). Já o Infantil a Sênior contará com 162 nadadores, de 12 a mais de 18 anos, em provas de 50m a 1500m, além dos revezamentos 4x100m livre.
As competições devem registrar mais de 500 largadas ao longo do dia, com expectativa de muitas quedas na água e disputas acirradas em todas as categorias.
O evento conta com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), além de patrocinadores privados, como a Intermarítima, que têm fortalecido a natação de base no Estado.
O presidente da FBDA, Marco Antônio Lemos, destaca o caráter formador da competição:
“A cada etapa, vemos mais jovens atletas surgindo e se consolidando. Esse trabalho de base é o que garante a expansão da natação baiana, trazendo novos talentos e ampliando a participação dos clubes. Nosso papel é oferecer estrutura e oportunidade para que esses meninos e meninas se desenvolvam.”
Com as competições, a FBDA reforça o calendário aquático de 2025, que ainda terá etapas de campeonatos em piscina e águas abertas até o fim do ano.